Áudio de possível assalto na UBER viraliza

Um áudio de WhatsApp viralizou no Brasil inteiro ao contar uma história de estratégia de assalto a passageiros UBER.

Ouça abaixo o áudio:

 

 

Vamos analisar o áudio: a história é contada pelo motorista do aplicativo UBER que interpretou o momento vivido pela passageira, sinalizando que poderia ser uma estratégia para assaltar passageiros do aplicativo.

 

Como eu, Marlon, oriento muitos novos motoristas pelo Brasil inteiro, eu vejo que é comum os motoristas quererem uma ajuda nos primeiros dias de trabalho, e realmente a técnica de ter um ajudante tem sido usada.

 

Entretanto o aplicativo UBER proíbe esse comportamento. Nas cláusulas de políticas e regras da UBER (clique aqui para ver) diz que é proibido “Buscar usuários com não-usuários dentro do veículo” e que isso é uma política de desativação para o motorista.

 

Mas por desinformação dos motoristas e na ânsia de motoristas se ajudarem essa técnica tem sido erradamente utilizada.

 

Sinceramente não acredito que o que aconteceu com essa passageira nesse áudio tenha sido uma tentativa de assalto. Esse não é um comportamento comum dos assaltantes, pois normalmente eles são oportunistas e querem sair logo da situação do assalto evitando assim exposição e maiores problemas, afinal quanto mais exposto ao crime pior é para o assaltante, mais risco ele tem de ser preso ou alguém revidar.

 

O meu conselho para todos os PASSAGEIROS é que nunca entre num carro de aplicativo que tenha outra pessoa além do motorista.

 

Em algumas cidades do Brasil existe o UBER POOL que é uma categoria da UBER mais barata para o passageiro e que nesse caso pode acontecer do motorista vir acompanhado de outros usuários, mas daí é normal, se você passageiro chamar um POOL é muito provável que tenha outros passageiros dentro do carro, nesse caso, entre sem problemas.

 

Meu conselho para os motoristas é que nunca façam corridas acompanhados, nem de ajudantes, nem com filhos ou crianças (sim, já vi isso acontecer) nem com “amigos” por segurança, pois o passageiro pode acabar reportando para o aplicativo e com certeza você motorista terá a “parceria” interrompida.

 

As plataformas de transporte privado exigem que todos os motoristas estejam sozinhos dentro do carro, isso porque as plataformas querem pelo menos 4 assentos disponíveis em cada carro.

 

Boas corridas,
Marlon Luz

 

 

 

Você também pode gostar de